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Guia de Carreira Para Recepcionista: habilidades, o que faz…

15 de maio de 2019 by admin Leave a Comment

Por definição, uma recepcionista é a primeira pessoa a ser vista por um visitante em qualquer negócio. A entrada da frente de um complexo de escritórios ou de uma instalação médica geralmente terá uma recepcionista ali para direcionar os visitantes para o escritório correto dentro da instalação. Escritórios individuais dentro da empresa também podem ter suas próprias recepcionistas.

Recepcionistas são responsáveis ​​por uma responsabilidade que pode afetar o sucesso de uma empresa: causar uma boa primeira impressão.

Neste guia de carreira de recepcionista, você aprenderá como se tornar uma recepcionista de sucesso:

  • O Que é Preciso Para Ser Recepcionista
  • Habilidades e Competências Recepcionistas
  • O Que Faz Uma Recepcionista
  • Recepcionista Hospitalar
  • Recepcionista Vagas
  • Como escolher o curso certo

Formação

carreira de recepcionista

Trabalho de Recepcionista. Foto: pixabay.com

Esta não é uma posição que requer uma formação especifica ou treinamento.

Vejamos:

  • Educação: Recepcionistas são normalmente obrigados a ter um diploma do ensino médio ou equivalente.
  • Treinamento: O treinamento geralmente está no trabalho e é específico para as necessidades do setor ou empresa em particular.
  • Experiência: Conhecimento de programas de computador e software pode ser útil porque muitas das tarefas de uma recepcionista são aceleradas pela tecnologia.

Habilidades e Competências Recepcionistas

Habilidades necessárias para o trabalho de recepcionista podem variar de acordo com a área de atuação da empresa, mas algumas são comuns para a maioria das empresas:

  • Profissionalismo: a recepcionista é a primeira pessoa que um cliente ou outro visitante vê ao chegar. Ela é a primeira impressão da empresa. Por isso, ela deve incorporar os ideais da empresa, tanto em seu comportamento quanto em sua aparência.
  • Habilidades de comunicação: o principal trabalho da recepcionista é cumprimentar as pessoas. Descobrir o que eles precisam. A maior parte desta comunicação será verbal, pessoalmente ou por telefone
  • Habilidades interpessoais: lidar diariamente com pessoas
  • Habilidades em tecnologia: a recepcionista lida todos os dias com sistema telefônico complexo, provavelmente com várias linhas internas e externas que deve ser mantidas em funcionamento. Provavelmente, uso de planilhas, software de processamento de texto, sistemas de e-mail e compartilhamento de arquivos da empresa e possivelmente várias plataformas de mídia social .
  • Organização: grande parte comunicação interna da empresa passa pelas mãos da recepcionista, por isso a organização é fundamental para o sucesso na carreira
  • Capacidade para multitarefa: atender mais de uma ligação, entregar documentação, passar informações…

Recepcionista o que faz

Recepcionistas executam uma variedade de tarefas administrativas e de escritório:

  • Atender chamadas telefônicas: isso pode envolver o recebimento de mensagens ou o direcionamento de chamadas para o pessoal apropriado, e até a resposta direta a perguntas gerais de clientes e potenciais clientes
  • A maioria dos recepcionistas é responsável pelo agendamento de clientes
  • Receber visitas: Uma recepcionista pode ser capaz de lidar com as necessidades de um cliente, mas geralmente direciona-as para o pessoal ou local adequado
  • Coletar informações: isso é mais comum para quem trabalha em instalações médicas
  • Responder ao e-mail recebido: isso inclui tanto o e-mail quanto o correio em papel, geralmente direcionando cada um para o pessoal adequado

Alguns recepcionistas também assumem funções de secretariado, como digitar, arquivar e copiar correspondências e documentos.

Recepcionista Hospitalar

O recepcionista é um elemento chave em qualquer hospital e também em clínicas.

O trabalho inclui quantidades significativas de multitarefa, tais como rotina administrativa, organização de agendamentos de pacientes e médicos, bem como a contabilidade, o gerenciamento de arquivos e a organização do escritório.

O trabalho inclui quantidades significativas de multitarefa, mas o candidato ideal saberá quando diminuir a velocidade, olhar nos olhos dos pacientes e prestar um serviço personalizado. Existem algumas oportunidades de avanço para o candidato bem-sucedido.

Habilidades necessárias:

  • Capacidade de lidar com um ambiente acelerado e priorizar tarefas com base na importância
  • Excelentes habilidades de comunicação e resolução de problemas
  • Familiaridade com o Microsoft Office e o software de editoração eletrônica

Entre as funções do recepcionista hospitalar e/ou de clínicas estão:

  • Atender telefonemas e direcionar a ligação para o setor apropriado ou cuidar as necessidades do chamador
  • Cumprimentar e orientar pacientes na chegada do hospital/clínica
  • Colher informações e fazer cadastro dos pacientes
  • Processar pagamentos de pacientes
  • Agendar compromissos para pacientes novos e recorrentes com base na disponibilidade do médico
  • Manter registros de pacientes impressos, bem como os arquivos armazenados
  • Notificar pacientes para lembrá-los de compromissos futuros e para ajudá-los a agendar consultas
  • Fornecer aos pacientes suporte e orientação conforme necessário
trabalho para recepcionista

Recepcionista. Fonte: pixabay.com

Recepcionista Vagas

As recepcionistas são profissionais que trabalham diretamente com o público. Como o próprio nome sugere, sua função é receber usuários de uma determinada entidade.

As empresas que têm a figura de uma recepcionista podem ser de natureza muito diversificada: de um hotel a um centro de saúde ou instalações esportivas. Portanto, as chances de você encontrar uma vaga de recepcionista são grandes.

Clique aqui para encontrar vagas de emprego para recepcionista no site Vagas.com

Se você quiser refinar a busca coloque o nome da sua cidade após a palavra recepcionista. Exemplo: recepcionista Rio de Janeiro ou recepcionista rj.

Filed Under: Guia de Carreira

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